PHILIA pela SOPHIA (Amizade ou Amor pela Sabedoria)



Olá meus amigos,
Aqui quem vos fala é o professor Rodrigo Machado, por um tempo andei observando que as pessoas de nossa sociedade andam cada dia mais atarefadas, com seus compromissos cada vez mais emergenciais, suas prioridades cada dia mais aguçadas, buscamos dar uma acelerada no tempo para que ele passe depressa e assim possamos conseguir produzir aquilo que não conseguimos no dia anterior. 

Com isso, o homem tem se tornado cada vez mais imediatista, não se pode esperar, "não temos tempo para isso minha filha!", ou então "isso te trará dinheiro de que forma?" e com isso percebemos que tudo nos dias atuais estão em torno do TEMPO e do DINHEIRO. Não nos parece que o homem está se distanciando daquilo que mais lhe é valioso, ou seja, de si mesmo? Será que é realmente dominando maquinas e homens (assalariados) que encontraremos a tal felicidade aristotélica? Será que o homem trilhando esse caminho de dominação, de devastação e de discurso de ódio chegará ao alcance de tal realização do qual todos os seres humanos esperam?

Foi por conta de questões como essas e outras acerca da realidade dos tempos atuais, que nós do Filosofia em Foco queremos propor um novo olhar para o mundo, não temos o intuito de fazer a cabeça de ninguém, pelo contrário, queremos que as pessoas iluminem-se dos reais conceitos que a Sophia pode dos mostrar e nos fazer deleitar. O termo philia em grego: φιλíα pode ser traduzido como "amizade, amigo" ou "amor" e sophia em grego: σοφία significa sabedoria. Sendo assim, o nosso objetivo aqui é transmitir um discurso que possa edificar e construir o Bem comum a uma sociedade ferida, orientando para a sabedoria, mas não à qualquer sabedoria, mas a Sabedoria divina, pois somos um grupo de amigos que também professa a fé cristã católica.

Caso você tenha vindo visitar o nosso pequeno e humilde espaço não for católico, não se vá sem ao menos der uma singela olhada em nossos ensaios, que ao menos você meu amigo, minha amiga, possa desfrutar de bons ensejos e conceitos filosóficos em comum que temos em sociedade. Anteriormente me referi sobre o tempo e o dinheiro, não estou fazendo aqui um ataque ao sistema vigente que rege a oferta e procura econômica, apenas ressalto que nós, como seres privilegiados estamos nos afastando daquilo que é mais precioso em nós, nosso próprio eu.

Certamente o que queremos aqui é que os nossos olhos e ouvidos estão atentos a não esquecer o que é verdadeiramente fundamental, ou seja, aquilo que é essencial para que possamos alcançar o conceito de felicidade perfeita, ainda que alguns afirmem que tal coisa não o é possível, se realmente não nos fosse possível, nós os entes privilegiados não gastaríamos todo o nosso empenho e esforços para alcançar tal Felicidade. Pois assim um admirado autor já nos escreveu “o essencial é invisível aos olhos” (Antoine de Saint-Exupéry)

PAZ E BEM!
escrito por: Prof. Rodrigo Machado
(Licenciado em Filosofia)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O monte é um lugar de respostas. Prt II

FÉDON. Prt I - "Exercita-te na música"